Release

Release

Matilda é um projeto musical que existe de forma concreta a partir do ano 2009, tendo sido idealizado desde 2007 e se diferencia por agregar à competência técnica e artístico-musical de suas integrantes, valores como: sustentabilidade, adversidade cultural, compromisso social e música brasileira popular, autoral e independente como "carro-chefe" de sua proposta musical.
MATILDA  vem da Zona da Mata Mineira e busca atuar através de parcerias com projetos sociais como a “Casa da Menina Artesã” - responsável pela confecção e customização dos “produtos MATILDA”; ações de extensão à comunidade, como a “oficina MATILDA” de formação musical e cultural. A partir de uma diversidade de influências e olhares, MATILDA cria uma linguagem artístico-musical diferente, rica em referências e valores locais, que soam de modo singular, pela maneira como são apropriados e pensados nas canções autorais e rearranjos da banda, que traz à música brasileira popular, colagens que misturam  blues e samba, baião e moçambiques, xote e maracatu.
Pesquisa e trabalho permanente somam-se a um dos principais objetivos do grupo - difundir valores humanos, por meio da democratização do acesso à cultura, formação de público e troca de conhecimento, tendo a música como meio de interferência e transformação social profunda. MATILDA empenha-se em (re)significar a dimensão do humano através de canções permeadas de conhecimento popular e do “ingênuo” lirismo típico das Minas Gerais, antenada e influenciada pela cena    musical atual. Assim, diferentes formas rítmicas, em uma só composição, enfatizam a diversidade musical brasileira, sua identidade enquanto diferença e pluralidade. Essa multiplicidade de possibilidades musicais pode ser percebida na textura sonora das músicas que fazem parte do repertório da banda MATILDA - recheado de composições autorais.
MATILDA é formada por quatro mulheres: Amanda Martins (flauta transversa, percussão e voz), Bia Nascimento (violão e voz), Fabrícia Valle (percussão e voz) e Juliana Stanzani (voz e percussão). A abrangência da banda  MATILDA pode ser confirmada pelo número de participantes do seu perfil no Orkut, no “Fã Clube Oficial MATILDA” e twitter. Sua aparição na imprensa local e regional, de modo espontâneo, desde sua estréia oficial, praticamente todos os meses, e seu myspace com mais de 12.000 acessos em um ano, são prova concreta da qualidade do trabalho que realiza.




Breve currículo 


• Abertura dos shows de Lenine, Maria Gadú, Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado.

• Pré - estréia no “I Corredor Cultural” (JF); estréia oficial no Espaço Mezcla de Cultura Latino-Americana (JF). Shows em casas e dois shows autorais em teatro como: Teatro Pró-Música (1º show autoral em teatro); Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM – UFJF) (2º show autoral em teatro tendo como participação a cantora Cris Aflalo –SP); banda convidada “21º Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga”(JF). Participação em eventos e projetos como: “Quitanda Cultural” (JF) na versão especial e na sua versão na periferia de Juiz de Fora com “oficina de MATILDA” de formação musical e cultural (ciranda); Projeto “Novos Sons Todos os Tons” (JF); Projeto “Cultura e Arte para Toda Parte” (NEAD/UFJF); “Encontro de Compositores” (JF);  “1º Festival de Música da Universidade Federal de Viçosa”; “MÚSICAMAMM” (Museu de Arte Murilo Mendes).

• Participou de oficinas de formação artística-musical (preparação corporal e consciência vocal)